terça-feira, 1 de abril de 2014

Técnicos e gestores participam da primeira etapa do CapacitaSUAS



Publicado em Notícias | 31/03/2014

Na manhã desta segunda-feira (31), foi realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso a abertura do CapacitaSUAS, programa idealizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e realizado com parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) neste Estado. A secretária Nacional adjunta de Assistência Social, Valéria Maria de Massarani Gonelli, do MDS, conduziu a aula inaugural.
A primeira etapa da capacitação segue até sexta-feira (04/04) e conta com mais de 500 inscritos dos 121 municípios mato-grossenses. Os participantes são técnicos e gestores da Rede SUAS (Sistema Único de Assistência Social), das esferas municipal e estadual. O curso é voltado para alinhamento das políticas de assistência social no país, e nesta etapa serão abordadas a introdução ao provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS e implementação de ações do Plano Brasil Sem Miséria (BSM).
Conforme o consultor do MDS, Heitor Battaggia, Mato Grosso é o primeiro na região Centro-Oeste a implementar o programa. Ele destacou a importância da UFMT no processo: “A Universidade conta com uma equipe qualificada e competente, além disso é sintonizada com a realidade local.”
O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho, enfatizou o pragmatismo da Instituição em prol da equalização das diferenças sociais no Estado. “Mato Grosso já se tornou referência em desenvolvimento econômico, e aspiramos nos tornar referência em desenvolvimento social também”, afirmou. A coordenadora de Extensão da UFMT, professora Vera Bertolini, agradeceu o apoio de docentes e discentes para a realização da atividade.
Por sua vez, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos de Oliveira, destaca a expertise e agregação de valor pelos docentes da UFMT, sublinhando a importância estratégica da equipe de docentes para o desenvolvimento do CapacitaSUAS. “Tenho boas expectativas para que os usuários – famílias com vulnerabilidade e riscos sociais – possam se beneficiar com o melhoramento e busca pela excelência, que são os pontos principais deste curso. O programa é um dos maiores investimentos realizados pelo governo federal na área”, pondera Oliveira. Também compôs a mesa, Myrian Tavares Zanete, secretária adjunta de Assistência Social (Setas-MT).
A técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município de Nova Santa Helena (601 km a norte de Cuiabá), Maria Helena Spohr Loewenstein (44), espera que o curso traga direcionamento sobre os serviços. “Além disso, pretendo saber mais sobre as políticas para a infância, adolescência e terceira idade, além de aplicação dos recursos”, enumera.
Fonte: UFMT/ Notícias
Fotos: Jana Pessôa/Setas




Nenhum comentário: