terça-feira, 1 de abril de 2014

Governo capacita mais de 500 trabalhadores do SUAS

SINARA ALVARES /Redação/Secom-MT - Foto\; Jana Pessôa
Encerramento do CapacitaSUAS
Cerca de 500 servidores dos 141 municípios de Mato Grosso concluíram nesta sexta-feira (04.04) a primeira etapa do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único da Assistência Social (CapacitaSUAS). Por cinco dias, os profissionais que integram os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas) discutiram um atendimento de qualidade para a população. A capacitação será dividida em quatro etapas e a previsão é que participem mil profissionais de todo o estado.
O CapacitaSUAS tem como objetivo promover a capacitação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da Assistência Social. É uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) e municípios. 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Departamento de Serviço Social executou as atividades. “Temos por objetivo levar para esses trabalhadores que a assistência social é um direito, uma política pública e não um favor. Destaco que o trabalho desses profissionais é garantir a dignidade do
 ser humano e fazer a inclusão para a cidadania”, explicou coordenadora do curso e professora do departamento de serviço social da UFMT, Vera Bertolini. 
As aulas teóricas serão transformadas em bom atendimento para a população. É o que garante a assistente social do Cras de Alto Paraguai, Elizabete Pedrozo. “A partir de agora quero que mais programas como este aconteçam porque tenho certeza que vai melhorar muito a qualidade no serviço ao usuário”.
A equipe de assistentes sociais de Pontes e Lacerda comemoraram a conclusão da primeira etapa do curso e garantiram que essas informações serão transmitidas para os outros profissionais que não puderam comparecer. “Agora temos mais capacidade para desenvolver nossos trabalhos. O curso foi excelente tomara que aconteça sempre”, disse a assistente social Marly Aparecida Santana de Pontes e Lacerda.

PRIMAVERA DO LESTE / 03.04.2014 | 

Técnicos da Assistência Social da Prefeitura de Primavera do Leste participam do CapacitaSUAS em Cuiabá.
O evento foi realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Fred Nogueira/Assessoria de Imprensa


Jana Pessôa

https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEj_9xkGZHvz2sgAyuLQM3A7fXOAmbSDyNp5UxE-WQ7PRy-hGn9jJuDVtwg7wqwoEnldZU-8EGz2r2qwHkuEb-iflHWDAx1LXVbsD6vk3Ap-CHhhzHwmvI5iXzFuaLB2X9gqOf2SgPiZ7SVF98wLErYvPZIlVXM-cwXj8cBsH8-rKCqFhao8wmsA1r6ZOaWqAQuhZ0x2NNHftEMRFwCYobHxSpguNqwYgbc=


A Secretaria de Assistência Social de Primavera do Leste enviou oito técnicos para participar do  Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área, o CapacitaSUAS que teve início na segunda-feira (31.03) em Cuiabá com a participação expressiva dos operadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Mato Grosso.
Realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e execução direta do Governo de Mato Grosso, pela atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o CapacitaSUAS conta com a participação de mais de 500 pessoas, representantes dos 141 municípios.
Com base nas informações coletadas pelos técnicos da Setas nos municípios do Estado e com a ajuda de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o CapacitaSUAS pretende discutir os ajustes necessários para melhoria da oferta de programas e serviços socioassistenciais em todas as regiões do Estado.
A capacitação teve início com a aula inaugural ministrada pela secretária adjunta Nacional de Assistência Social (MDS), Valéria Gonelli, sobre a Política de Assistência Social e o Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS). De acordo comela, trata-se de um “esforço coletivo – União, Estado e Municípios – para a consolidação das políticas públicas de combate à extrema pobreza”.
Presente na solenidade que marcou o início dos trabalhos de capacitação, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, enalteceu o empenho da equipe técnica para a execução do evento e destacou a importância desta ação governamental para o melhor atendimento aos usuários do Suas. “Essa capacitação deverá contribuir de forma significativa para o nivelamento técnico dos operadores do Suas e, consequentemente, melhor condução dos trabalhos e serviços socioassistenciais oferecidos à população mato-grossenses”.
Para a secretária de Assistência Social de Primavera do Leste, Marcia Rotili, a capacitação dos técnicos é de extrema importância e uma grande oportunidade de aprender mais e trocar experiências com os trabalhadores de outras localidades de Mato Grosso. Na próxima semana a capacitação será para técnicos na área de trabalho com indicadores.


Teve início nesta última segunda-feira (31.03) o Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área: o CAPACITASUAS.



Com a participação expressiva dos operadores do Sistema Único da Assistência Social (Suas) de Mato Grosso, teve início nesta segunda-feira (31.03) o Programa Nacional de qualificação profissional para os trabalhadores da área: o CAPACITASUAS. 


Realizado pelo Governo Federal, por meio Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Fome) e execução direta do Governo de Mato Grosso, pela atuação da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), o CapacitaSUAS conta com a participação de mais de 500 participantes, representantes dos 141 municípios. 
Com base nas informações coletadas pelos técnicos da Setas nos municípios do Estado e com a ajuda de profissionais da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o CapacitaSUAS pretende discutir os ajustes necessários para melhoria da oferta de programas e serviços socioassistenciais em todas as regiões do Estado. 
A capacitação teve início com a aula inaugural ministrada pela secretária adjunta Nacional de Assistência Social (MDS), Valéria Gonelli, sobre a Política de Assistência Social e o Programa Nacional de Capacitação do SUAS (CapacitaSUAS). De acordo com ela, trata-se de um “esforço coletivo – União, Estado e Municípios – para a consolidação das políticas públicas de combate à extrema pobreza”. 
Presente na solenidade que marcou o início dos trabalhos de capacitação, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Jean Estevan Campos Oliveira, enalteceu o empenho da equipe técnica para a execução do evento e destacou a importância desta ação governamental para o melhor atendimento aos usuários do Suas. “Essa capacitação deverá contribuir de forma significativa para o nivelamento técnico dos operadores do Suas e, consequentemente, melhor condução dos trabalhos e serviços socioassistenciais oferecidos à população mato-grossenses”. 
Representando a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli, o Pró Reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso, Maestro Fabrício Carvalho, parabenizou o Poder Público por proporcionar aos trabalhadores cursos de capacitação que visam o melhor atendimento à população. 
“Com todo o conhecimento e pragmatismo da UFMT na capacitação nos recursos humanos, essa iniciativa deverá equalizar as diferenças sociais do Estado de Mato Grosso”, avaliou Fabrício Carvalho. 
Para a assistente social Maria Luzanira Alencar, de Nova Olímpia, uma das primeiras agentes a se inscrever no CapacitaSUAS, será uma grande oportunidade de aprender mais e trocar experiências com os trabalhadores de outras localidades de Mato Grosso. “Não tenho dúvidas de que sairemos do CapacitaSUAS ainda mais preparados e motivados a atuar na Assistência Social, a favor daqueles que mais precisam”, avaliou.


Fonte: Assessoria/Setas-MT
Fotos do evento: Jana Pessôa/Setas 

Nenhum comentário: