terça-feira, 28 de março de 2017

Site - Bolsa Família e Cadastro Único no seu Município

Boa tarde,

Socializamos mensagem da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Senarc do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário - MDSA.
 
 
Site desenvolvido pelo MDSA é o mais novo canal de comunicação direto da Senarc com os gestores
Nova página na internet reunirá informações relevantes sobre o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único e orientações para aprimoramento da gestão dos programas sociais
 
Agora os gestores municipais contam com mais um canal de apoio para a melhoria da gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único. O site “Bolsa Família e Cadastro Único no Seu Município” foi criado com o intuito de facilitar o acesso das gestões locais às informações básicas – dados, relatórios e orientações de gestão – em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.
 
Além da possibilidade de gerar relatórios completos e resumidos sobre a situação de cada município individualmente, a nova ferramenta também reúne em um só local todos os informes (Bolsa Família Informa), Instruções Operacionais  e os  manuais  sobre PBF e Cadastro.
 
Para acessar o site “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município”, basta digitar www.mds.gov.br/bolsafamilia
 
 
Relatório de Gestão traz informações e realiza diagnóstico personalizado
 
No site “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município”, é possível gerar relatórios completos e resumidos sobre a situação do seu município. Basta escolher o tipo de relatório (na coluna esquerda).
 
Para ter acesso aos relatórios, o usuário deve informar o estado e o município de interesse.
 
Ao selecionar o Estado na régua superior, abrirá uma aba com os municípios, conforme mostra a figura acima. Basta selecionar o seu município e clicar no tipo de relatório desejado no canto esquerdo.
 
O relatório completo traz informações sobre gestão de benefícios, histórico de valores repassados às famílias beneficiárias do PBF nos últimos 12 meses no seu município, gestão das condicionalidades de saúde e educação e o acesso aos serviços públicos (tanto a taxa de atualização cadastral como diagnósticos sobre a taxa de acompanhamento e a comparação com a média nacional), diagnósticos sobre o nível de focalização do cadastro e do repasse e utilização dos recursos do IGD (valores repassados, porcentagem e quadro comparativo com a média nacional). A partir dos dados apresentados, o relatório também fornece orientações específicas para cada cenário apresentado.
 
Já o relatório resumido apresenta os principais dados sobre a implementação do Bolsa e do Cadastro Único em cada município.
 
Dados disponibilizados pelo “Bolsa Família e Cadastro Único no seu município” serão atualizados mensalmente.
Ao desenvolver a ferramenta on-line, o MDSA busca dar maior transparência aos processos do governo federal, permitindo que todos os municípios acompanhem com mais agilidade o desempenho de sua gestão. É esperado que a ferramenta contribua significativamente para melhorar a gestão.
 
Com a criação dessa página na internet, o MDSA disponibiliza às gestões municipais informações atualizadas e uma análise comparativa das informações em relação ao país com uma periodicidade mensal, incluindo orientações práticas para a melhoria da gestão descentralizada do PBF e do Cadastro Único.
 
Há ainda uma Carta aos Prefeitos e às Prefeitas, que contextualiza sobre a evolução do Bolsa Família e do Cadastro Único. E é possível consultar os principais documentos técnicos atualizados pela Senarc, que, de igual forma, foram pensados para munir os gestores municipais de dicas e informações práticas: Tutorial de Boas Vindas, Guia Rápido de Gestão, Caderno do IGD-M, Manual de Prestação de Contas, EAD Fiscalização, Instruções Operacionais e Informes semanais, como este que está lendo. 
 
Na aba “Gestão do Cadastro Único” em breve será disponibilizado um cardápio de boas práticas de gestão, juntamente com os instrumentais de aplicação, para facilitar a aplicação das dicas pelas equipes municipais.
 
Acesse a página www.mds.gov.br/bolsafamilia e confira as novidades, lembrando de salvá-la em seus favoritos para consultas regulares. Além de atualizações mensais no Relatório Bolsa Família, a página estará em constante desenvolvimento para o auxílio e aprimoramento das gestões municipais.
 
À disposição,
 
Cordialmente,
 

Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Descentralizada - CGAGD
Departamento de Operação - Deop
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - Senarc
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário - MDSA
Setor de Múltiplas Áreas Sul – SMAS, Trecho 3, Quadra 2 - Lote 1 – Ed. The Union – 1215-300 – Brasília – DF
(61) 2030-2978 / 2981

http://www.mds.gov.br/bolsafamilia
 

Nenhum comentário: