sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Relatório de Execução do Programa Nacional CapacitaSUAS (2013)

Senhor@s,

Difundimos para exame e reflexão dos trabalhadores e gestores do SUAS em Mato Grosso o Relatório de Execução do Programa Nacional de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social – Programa Nacional CapacitaSUAS, competência 2013, executado de setembro de 2017 a outubro de 2018.

Aproveitamos e de agora compartilhamos com todos os 1.215 cursistas participantes das diversas modalidades de aprimoramentos interpessoais vivenciadas, o resultado do esforço individual de cada gestor no reconhecimento da importância desses momentos únicos de construção coletiva de conhecimento e fortalecimento do trabalho social por práticas profissionais engendradas cada vez mais sob as múltiplas realidades que entrelaçam o tecido social mato-grossense, que se consolidam a cada momento em que se oportunizam mobilizações de saberes como os experimentados.

São momentos únicos. Oportunidades únicas de reconhecimento dos estágios diversificados de níveis de aprimoramentos em que cada serviço é ofertado, das limitações gerenciais a avanços na direção da integralidade da proteção social aos usuários do SUAS, mas sobretudo, é o lugar comum do alimentar a nossa inspiração e continuarmos trilhando a militância profissional em defesa dos direitos sociais.

Por si o Programa Nacional CapacitaSUAS já representa a oferta qualificada de serviços socioassistenciais, e nesta edição com a certificação de 85% dos cursistas representantes de 99,3% da gestão municipal inclusive conselheiros do SUAS, além da segurança de melhoria das práticas profissionais tão necessárias para contrapensar défices estruturais na rede socioassistencial instalada em Mato Grosso, pelo seu modelo organizativo, ficou afirmada a prática de compromissos cooperados entre os níveis de gestão do SUAS, como a melhor estratégia de fortalecimento das relações e competências para a garantia institucional do cumprimento do dever de estado na proteção social e construção democrática da cidadania.

Baixe aqui o referido relatório. Busquemos interagir com as informações nele apresentadas, reflitamos sobre a composição e organização da nossa força de trabalho ante os desafios protetivos que a ela compete, façamos comentários sobre temas e necessidades operacionais às melhorias, sejam as de relacionamentos entre os níveis de gestão, ou de graus de complexidade na apresentação dos conteúdos e dos conhecimentos.

E, sobretudo, busquemos sempre mais ampliar esta relação coletivamente compromissada, na perspectiva da construção de alicerces sociais mais salutares à equivalência de oportunidades e ao diálogo crítico, bases da cidadania enquanto prática fundamental do desenvolvimento social.   

Equipe de Educação Permanente do SUAS-MT
Luciano Joia – Assessor GAB-SETASC

Nenhum comentário: