quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Preenchimento do Censo Suas 2017

Senhor@s,

Segunda feira (11/09/2017) iniciou o processo de preenchimento do Censo SUAS 2017. Fiquemos atentos aos prazos.

Fiquemos mais atentos ainda a qualidade de preenchimento das informações. Ela mais implica na fidedignidade de reconhecimento qualitativo da rede socioassistencial do que nos processos de partilha dos incentivos financeiros, implica ainda no reconhecimento, pelos tipos de gestão, dos serviços e benefícios entregues aos usuários e consequentemente na possibilidade de avaliação de suficiência institucional para a consecução dos propósitos do SUAS. Implica na oportunidade de dimensionar, sob parâmetros reais, as desproteções e suas consequências sociais.

Para preenchimento do Censo SUAS 2017 façamos um exercício de equipe; tomemos este momento como mais uma oportunidade de aprendizado de praticar a unicidade do SUAS.



Equipe de Gestão do Trabalho
Superintendência de Gestão, Programas e Serviços Socioassistenciais
Secretaria Adjunta de Assistência Social


___________________________

Preenchimento do Censo Suas 2017 começa nesta segunda-feira (11)

Gestores, coordenadores e conselheiros municipais e estaduais já podem preencher e enviar os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas) 2017. O prazo para o preenchimento começou nesta segunda-feira (11). Realizado anualmente, o levantamento tem o objetivo de monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores da assistência social em todo o país. 
De acordo com o coordenador-geral da Vigilância Socioassistencial do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Marcos Antunes, o Censo Suas é uma importante ferramenta para coleta de dados e para a eficiência do sistema. “As informações servem para o planejamento de gestão e para tomadas de decisões estratégicas sobre como atendemos os usuários e em quais pontos e unidades será necessário, por exemplo, aplicar mais esforços”, explica. 
Neste ano, a novidade é o formulário das Unidades de Acolhimento, responsáveis pelo Família Acolhedora – programa do governo federal que atende crianças e adolescentes. As famílias interessadas em participar e receber os jovens também precisam ser registradas no Cadastro Nacional do Suas (CadSuas). O objetivo é garantir informações mais fidedignas. Gestores e coordenadores devem ficar atentos, uma vez que o período de envio dos formulários das Unidades de Acolhimento e Acolhimento Familiar é de 9 de outubro a 1º de dezembro.
O prazo final para o preenchimento do Censo Suas 2017 é dia 1º de dezembro. O período de envio é escalonado, de acordo com a unidade de serviço. As primeiras unidades são os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Convivência, de 11 de setembro a 10 de novembro. 
CRONOGRAMA
Questionário
Abertura
Encerramento
Cras 
11 de setembro
10 de novembro
Centro de Convivência
Creas
25 de setembro
17 de novembro
Centro POP
Centro DIA
Conselhos (Municipal e Estadual)
2 de outubro
1º de dezembro
Gestão Municipal
Gestão Estadual 
Unidade de Acolhimento
9 de outubro
1º de dezembro
Acolhimento Familiar
Período de Retificação
4 de dezembro
8 de dezembro

Preenchimento – Para preencher o censo, os gestores devem acessar o sistema no endereço: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas. Os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do CadSuas. Em caso de dúvidas, o responsável pelo preenchimento poderá entrar em contato com o MDS por meio do chat, telefone 0800-707-2003 ou e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br 




Nenhum comentário: