quarta-feira, 10 de abril de 2019

MT - Evolução do Perfil da Força de Trabalho 2012-2018

 
Apresentamos-lhes a evolução do perfil da força de trabalho em Mato Grosso, amostrada pelo IBGE na PNAD Contínua, lhes chamando a atenção para dois fenômenos que se apresentam conjugados: o primeiro é a taxa de desocupação a partir do segundo trimestre de 2016, e o modelo de 'vai e vem' até o quarto trimestre de 2018, por alta, rebatidos no emprego no setor privado; e o aumento médio de 16% da ocupação como conta própria com um volume médio de 395,3 mil pessoas, medidos a partir do segundo trimestre de 2016 até o quarto trimestre de 2018, o que manteve, certamente,  a trajetória crescente da massa salarial efetiva em R$ 3,77 bilhões em dezembro, para uma média mensal de R$ 3,50 bilhões no mesmo período.
 
 
 Essa percepção torna-se muito relevante ao formulador de políticas sociais públicas por muitos motivos, mas principalmente por que ele afirma que o desemprego foi muito expressivo nas categorias de rendimentos mais abaixados da média geral, aumentando com isso a produtividade geral do trabalho, refletida nos aumentos sistemáticos de PIB no período; mas muito mais pela tendência desse perfil de trabalhador compor, também sistematicamente, as demandas por benefícios socioassistenciais do SUAS, sejam os circunstanciais, com as maiores pressões, ou os mais perenes.

Ah! E que se dobrar a economia, ainda assim, ficarão de fora dela 1/3 dos que ainda procuram trabalho. relembramos: qualquer trabalho! Baixe aqui o perfil completo.
 
Sociais saudações,
 
Luciano Joia
AssGABSETASC

Nenhum comentário: