quarta-feira, 22 de novembro de 2017

MT - Empregabilidade Outubro 2017


Senhor@s,

Apresentamos um panorama do emprego celetista em outubro, como num agregado de todas as atividades econômicas ocorrentes em Mato Grosso.

Cenário mais otimista, impossível.

Sociais Saudações,

Luciano Joia
Ass.SAAS/SETAS-MT
 
 
MT – Empregabilidade 2017:
Comportamento do emprego celetista no mês outubro.
 
Em outubro o emprego celetista volta a se afirmar enquanto variável macroeconômico depois de três anos consecutivos sem aderência ao produto conjunto das atividades produtivas. Chega apontando recuperação de vagas ofertadas, com ganhos de 8,6 mil em ralação a 2015, ainda que em relação a 2014, estejam perdidas 107 mil. O saldo fecha com 33,4 mil postos de trabalho a serem agregadas no estoque, com elas, de 669,46 mil postos de trabalho.
 
 
Mesmo que não se mostre vantajoso diante de tantas perdas em relação ao pico produtivo de 2014, já nesse ano neste mesmo mês outubro, quando os sistemas produtivos do agro mudam o perfil de trabalhadores, fazia o retorno aos cenários que se sucedem as crises cíclicas que se apresentam na economia mato-grossense com rebatimento imediato no mundo do trabalho.

O cenário que se redesenha projeta otimismo para a variável macroeconômica: desde maio, com o retorno do emprego no setor indústria, principalmente, por que além de se constituir uma oferta exclusivamente urbana trazem, de imediato, movimentações no comércio de varejo e puxa a empregabilidade tanto no comércio como nos serviços, e o que mais se destaca nesse otimismo, é a retomada do emprego com sustentabilidade, como apresenta a trajetória de recuperação das admissões, ainda que em um patamar onde de 15mil a 20 mil vagas de emprego não voltem ao ambiente produtivo nos próximos 10 anos.

 
 
Otimismo ainda neste cenário que atesta a sustentabilidade do emprego na economia, pela retenção do trabalhador na vaga de emprego, que em 2017 desde março ganha a mesma configuração de 2013, ano ainda de grandes investimentos em diversos setores econômicos, e de grande oferta de emprego na construção civil, que historicamente é o setor em que as ofertas de vagas mais se aproximam do perfil do trabalhador urbano típico.
 
 
Em outubro, mês de declínio da ocupação produtiva na economia estadual, fruto da sazonalidade imposta pela matriz econômica a retenção de trabalhadores que em 2016 e 2015 estava em dois trabalhadores mantidos no emprego a cada cem contratados, em 2017 esse fator para 10% dos contratos.

Nenhum comentário: