quarta-feira, 3 de agosto de 2016

MT - Empregabilidade Comparada Primeiro Semestre 2016

Senhor@s,

O emprego celetista no primeiro semestre de 2016 em Mato Grosso persiste na mesma tendência de instabilidade iniciada em 2013, ressalte-se, mesmo mantendo crescimento de atividade econômica agregada.

A agropecuária tem sido ‘a salvação da lavoura’ municípios com economias pouco dinâmicas de base agrícola tem mantido alguma qualidade de consumo, a exemplo do Nordeste de Mato Grosso. Tome-se que neste primeiro semestre o setor de atividade possui 86% das vagas de emprego que remanescem após os desligamentos a uma taxa de retenção muito similar a de 2015 para o após efeito colheita.

As admissões continuam em acelerado decréscimo e já acumula perda de 60 mil vagas em relação às ofertadas em 2014, e os desligamentos já com sumiram 20 mil vagas de estoque.

Nos últimos três anos, estamos assistindo uma aguda deterioração das vagas de emprego com qualidade e amparo previdenciário, pois que não existe atividade econômica no volume em que as produzimos nos sistemas de produção que adotamos; temos observado também que mesmo efeito decrescente ocorre nas demandas por benefício econômico da politica de Assistência Social, o que nos faz inquerir:

Estaríamos vivendo em Mato Grosso um tempo de agravamento nas relações sociais pela manutenção do direito ao trabalho decente?


Vejam as estatísticas para o primeiro semestre de 2016.

Sociais Saudações,

Luciano Joia
Ass.SAAS/SETAS-MT

Nenhum comentário: