segunda-feira, 28 de março de 2016

Base de Dados: Censo SUAS 2015

Atenção Gestores/as e Trabalhadores/as,

Divulgamos mensagem da Equipe de Coordenação-Geral de Serviços de Vigilância Social do Departamento de Gestão do SUAS/MDS, a qual divulga as primeiras bases de dados do Censo SUAS 2015.

 

Prezados,

Informamos que as primeiras bases de dados do Censo SUAS 2015 já estão disponíveis para download. Neste primeiro momento, estão disponibilizadas as bases de Gestão Municipal, Gestão Estadual, CRAS, CREAS e Centro POP. Estas podem ser obtidas pelo link:
http://aplicacoes.mds.gov.br/snas/vigilancia/index2.php.


As demais bases (Conselho, Centro de Convivência e Serviço de PSE para pessoas com deficiência ou idosos) ainda se encontram em processo de limpeza. Quando todas as bases estiverem disponíveis, faremos divulgação mais ampla.


Atenciosamente,

Equipe de Coordenação-Geral de Serviços de Vigilância Social – CGVIS
Departamento de Gestão do SUAS – DGSUAS/ SNAS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS
End.: SEPN 515, Av. W3, Edifício Ômega, Bl. B, sala 237, Brasília-DF, CEP: 70.770-502
Tel.: (61) 2030-3133

Unemat Oferta 30 Cursos de Extensão Online

 
DIVULGANDO... 


A Universidade do Estado de Mato Grosso oferta 30 cursos de extensão a distância, totalmente gratuitos e online, por meio do Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância (CEACD) vinculado ao campus de Sinop.

As inscrições podem ser feitas no endereço:
http://sinop.unemat.br/projetos/ead/ 
 

Os cursos são de diferentes áreas como Educação, Informática, Administração, Economia, Meio Ambiente, Globalização, História, Psicologia e Literatura. A carga horária dos cursos também varia de 25 a 60 horas. Todos recebem certificação e não têm qualquer custo para os participantes. 


O coordenador do Centro de Educação Aberta e Continuada a Distância, professor Hilário Straub, explica que o aluno deve se cadastrar na plataforma e pode se inscrever em quantos cursos desejar. 


“Ele faz todo o curso online, cumpre as atividades previstas, pode sanar dúvidas, e deve concluir as atividades em um tempo determinado para ter acesso à certificação”, esclarece. 


Para acessar e se inscrever nos cursos é necessário ter concluído o ensino médio. Os cursos foram elaborados por professores da Unemat e são resultados de pesquisa desses docentes.    

  

quinta-feira, 24 de março de 2016

MT - Comportamento do Emprego Celetista Fevereiro 2016


Compartilhamos o desempenho do emprego celetista em Mato Grosso no mês fevereiro de 2016, chamando a atenção para a perda de trajetória que a série vinha trazendo nos últimos quinze anos, e a perda sistemática de vagas de admissão que já acumula mais de 9 mil postos entre 2016 e 2014, no mês de referência.
 
 
 
 
 
 



Sociais saudações

Luciano Joia 
SETAS-MT
 

sexta-feira, 18 de março de 2016

Parâmetros para o Trabalho Social com famílias na Proteção Social Especial de Média Complexidade

Prezados/as trabalhadores/as,

Divulgando trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (SMCAIS) de Campinas que compartilha experiência apresentando uma proposta de metodologia de Trabalho Social com famílias no CREAS realizada no município de Campinas.


https://drive.google.com/file/d/0BzEw4f3eetFLcGtlR25aZnJtTnc/view?usp=sharing


Equipe Estadual de Educação Permanente do SUAS
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso
(65) 3613-5721/5723

Perfil Socioassistencial 2015 - Região Vale do Guaporé

Boa tarde,

Na data de hoje (18/03) o Governo de Mato Grosso está oficialmente instalado na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, que será a capital simbólica do Estado nos dias 18 e 19 de março.

Diante disso, disponibilizamos o perfil Socioassistencial da região do Vale do Guaporé.


Sociais Saudações,

Luciano Joia
SETAS-MT

 



Perfil Socioassistencial 2015
Região Vale do Guaporé


Panorama Geral:
Espaço de ocupação antiga, produto de expansão da América portuguesa para além dos limites impostos do Tratado de Tordesilhas, desde o final do Século XVII com intensa atividades minerária e de serviços de fronteira, tem sua intensificação com a redinamização do espaço nacional em direção ao Noroeste do Brasil, com a expansão da fronteira agrícola nacional, na segunda metade dos anos 1980, quando a região recebe investimentos em infraestrutura e serviços públicos.

Em passado recente possuía referência no município de Cáceres centro de serviços sub-regional, sendo assumido hoje, para a porção territorial sob centralidade em Jauru a referência em Pontes e Lacerda, em especial pela oferta de serviços de mecânica pesada e compra gado e frigorificação de carnes.

Hoje dinamizada pela pecuária semi-industrial, a região possui estabilidade quanto à formação de perfis vulneráveis, a exceção de quando ocorre grande movimentação de pessoas, como exemplo recente citem-se o canteiro de obras da Hidrelétrica Vale do Guaporé II em Vale do São Domingos e o movimento de Pontes e Lacerda motivado pelo garimpo de ouro.

Antes, muito sensível a conflitos pela posse da terra, grande parte das situações de vulnerabilidade se formam nessa significação; hoje em consolidação sob economia de viés pecuária, com baixa capacidade de formação de volumes econômicos significativos fora dos produtores de soja Comodoro e Campos de Júlio, referência das dinâmicas econômicas regionais.


Dinâmica Populacional e Vulnerabilidade:
Com intensificação a partir da segunda metade dos anos 1980, a base da dinâmica populacional ocorria com a formação campo-campo com origem predominantemente Capixaba e Mineira quando de origem rurícola, e nordestina sendo o maranhão a origem mais intensa, em geral, quando acorriam ao território em busca de ouro.

Quando o município está sob predomínio de ocupação de domínio da pecuária, guarda similaridade de nível vulnerabilidade econômica, sobressaindo a média Campos de Júlio em face da concentração dos meios de produção em parcela muito pequena da população, o que faz com que quem é pobre nesse município é muito pobre, e Nova Lacerda e Conquista d’Oeste, onde o território como um todo guarda similaridade de perfil de vulnerabilidade e necessidade de atendimento, entretanto, esses perfis são dados por extremos, no primeiro caso pelo concentração e nos outros dois, pela ausência do que concentrar.
 
Rede Socioassistencial:
O conjunto da rede encontra-se em posição equânime a média estadual, apresentando alto nível de precariedade à sob gestão de Vale do São Domingos e Nova Lacerda e como referencia regional a rede sob Comodoro. Figueirópolis d’Oeste apresenta a melhor configuração de rede quando a oferta refere-se apenas a Proteção Básica.

Dos nove CRAS na condição de excelência pelo Censo SUAS 2014, quando ainda não havia ocorrido qualquer precarização na rede, a região possui as unidades de Conquista e Vila Bela como referência me todas as dimensões de avaliação qualitativas, entretanto, é prática comum as inobservâncias ao quesito Conselho, onde em geral a composição e a dinâmica de funcionamento não atende as normativas.

Com baixa oferta de serviços de acolhimento, em especial em conformidade às normativas do SUAS, e de média complexidade ocorrendo somente em Comodoro e Pontes e Lacerda, existe um grande esforço na rede de Proteção Básica com fins de atendimento a essas situações que estão apresentando significado incremento em relação a rede estadual como um todo, na ordem (estimativa preliminar) 2,35:1, ou seja para cada um atendimento na média estadual a região atende 2,35 casos de violação de direitos. 

Apêndice de Dados:





quinta-feira, 17 de março de 2016

MT - Habitação de Interesse Social


Compartilhamos as normas institucionais para o Programa Vida Nova, com fins de oportunizar habitação segura aos mato-grossenses.

Atentemo-nos para o perfil de público alvo, renda de até três salários mínimos de referência, ou seja, público CAD; e para o poder declaratório de direitos, definido por Equipe Social da prefeitura municipal, não necessariamente a equipe de referência do CRAS, para onde as ações de políticas de interesses social são todas contra referência.


Sociais saudações, 

Luciano Jóia
SETAS-MT

quarta-feira, 16 de março de 2016

10 EVENTOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 2016

Atenção trabalhadores/as,

A equipe Profissional de Luta sistematizou uma série de eventos que serão realizados na área de Serviço Social ou áreas afins, que se encontram com prazos abertos para submissão de trabalhos.
 
Para acessar esta página do BLOG PROFISSIONAL DE LUTA clique aqui.


Equipe Estadual de Educação Permanente do SUAS
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso
(65) 3613-5721/5723

MT - Composicao da Força de Trabalho 2015


 
Publicada hoje pelo IBGE a PNAD Contínua referente ao quarto trimestre de 2015. 
 
No Brasil "a População fora da força de trabalho era de 38,6% das pessoas em idade de trabalhar foram classificadas como fora da força de trabalho, ou seja, aquelas que não estavam ocupadas nem desocupadas na semana de referência da pesquisa.

O Nordeste apresentou a maior parcela de pessoas fora da força de trabalho (43,4%), enquanto Sul (35,5%) e Centro-Oeste (35,2%) tiveram os menores percentuais. Esta configuração não se alterou significativamente ao longo da série histórica disponível. 
 
Mais da metade desta população (55,2%) não tinha concluído o ensino fundamental e pouco mais de um quarto tinha concluído pelo menos o ensino médio (25,7%). Os idosos constituíram a maior parcela das pessoas fora da força de trabalho e tinham nível de instrução mais baixo."
 
Veja os principais resultados para Mato Grosso (clique aqui).
 
 
 
Sociais Saudações,
 
Luciano Jóia
SETAS-MT

CBAS 2016 - PRAZO PRORROGADO PARA ENVIO DE TRABALHOS


ATENÇÃO TRABALHADORES/AS!!

Foi prorrogado o prazo para envio de trabalhos para o 15º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que será realizado entre os dias 5 e 9 de setembro de 2016, em Olinda-PE.




Acesse o site do evento: CBAS 2016

quinta-feira, 10 de março de 2016

Deliberações da X Conferência Nacional é publicada no Diário Oficial da União

Boa tarde,

Socializamos com vocês, trabalhadores/as do SUAS, que as deliberações da X Conferência Nacional de Assistência Social já estão disponíveis no Diário Oficial da União, conforme informado pelo CNAS
 
 
 
Deliberações da X Conferência Nacional é publicada no Diário Oficial da União 

 
 No dia 4 de março, o CNAS publicou no Diário Oficial da União as Deliberações da X Conferência Nacional de Assistência Social. 
 
Foram aprovadas 71 deliberações, incluindo as cinco dimensões temáticas e 40 por região geográfica, que foram debatidas no processo conferencial envolvendo municípios, estados, Distrito Federal e União. 
 
A publicação das deliberações aprovadas na X Conferência Nacional de Assistência Social, que aconteceu em dezembro de 2015, cujo tema foi “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” é uma importante etapa pós-conferência, momento em que as deliberações aprovadas apontam prioridades para a assistência social, serão trabalhadas de forma democrática e participativa, visando a construção das metas e ações do SUAS para os próximos 10 anos.



Equipe Estadual de Educação Permanente do SUAS
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso
(65) 3613-5721/5723
 

quarta-feira, 9 de março de 2016

1º Reunião da Comissão Intergestores Bipartite - CIB 2016

Gestores e Gestoras,
 

Informamos que dia 31 de março, quinta-feira, acontecerá a primeira Reunião da Comissão Intergestores Bipartite - CIB do ano de 2016, é de suma importância a presença de todos e todas. Segue o Ofício Convite. 
 
 
Horário: 8h às 18h
Endereço: SEDE DAS PROMOTORIAS - Av. Desembargador Milton Figueiredo Ferreira Mendes, s/n, setor D, Centro Administrativo Político (ao lado do FÓRUM).



Beatriz Moreschi
Secretária Executiva da CIB

terça-feira, 8 de março de 2016

Portaria MDS 113/2015 - Comentada e Anotada


Senhor@s,

Alertamos para o prazo de 120 (cento e vinte) dias contados a partir da abertura das novas contas correntes, art. 43 da Portaria MDS nº 113/2015, em 21 de janeiro. As transferências dos saldos em conta deverão migrar para as novas contas até 20 de maio de 2016.

Aproveitamos para divulgar PDF da Portaria, comentada e anotada pelo FNAS.


Luciano Joia
SETAS-MT

segunda-feira, 7 de março de 2016

Índice de Desenvolvimento do Conselho 2014

Senhor@s,
 
Apresentamos o ID Conselho, componente  ainda não homologada pelo CNAS do ID SUAS, apurado sob a base do Censo SUAS 2014.

Chama a atenção o pequeno número de conselhos municipais de Assistência Social com índice de excelência, e uma razoável quantidade ainda nos níveis inicias de gestão, passados 10 anos de instalação do SUAS.

Nos resultados mais inadequados, composição é, de longe, a componente que mais pesa que, quando adida a dinâmica de funcionamento, demostra grande fragilidade nessa fundamental estrutura de gestão do SUAS.



 


  
Sociais Saudações,

Luciano Joia
SETAS-MT

quinta-feira, 3 de março de 2016

SUPERA 9 - Inscrições abertas!

Boa tarde,

Socializamos a realização de mais uma edição do Curso Online de Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento (SUPERA).

 

"A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), abriu inscrições para 10 mil vagas da 9ª edição do Curso SUPERA - "Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento".

O curso SUPERA, totalmente gratuito, visa capacitar estes profissionais discutindo diferentes modelos para a prevenção, intervenção e encaminhamento daqueles que apresentam problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas.

A capacitação é desenvolvida na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 150 horas e tem duração de três meses com início previsto para abril de 2016. Os alunos que concluírem o curso receberão um certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O curso é parte integrante do eixo "prevenção" do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a ampla capacitação de profissionais das áreas de saúde e assistência social.

Para se inscrever e acompanhar o curso é necessário possuir acesso à Internet e comprometer-se a participar do curso até sua conclusão, caso seja selecionado.

Inscrições gratuitas:
http://www.supera.senad.gov.br


Equipe SUPERA

Acompanhamento da Frequência Escolar - Novidade para 2016

Boa tarde,

Republicamos pela importância, a mensagem da Equipe da Coordenação-geral de Acompanhamento das Condicionalidades - CGAC, destinada aos Coordenadores do Programa Bolsa Família.

 "Prezados, 

Neste ano de 2016, a Secretaria de Renda de Cidadania-SENARC/MDS e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC implementaram uma novidade no 1º período do acompanhamento da condicionalidade da educação, visando aumentar a atualização dos dados da escola de crianças e de jovens que estão identificados como não localizados na educação ou que tenham mudado de escola nos últimos meses.

Assim, solicitamos seu apoio na sensibilização dos gestores municipais do PBF para que contribuam com os coordenadores municipais do PBF na educação em ações de identificação e atualização das informações das escolas das crianças e dos jovens beneficiários do PBF que, ou não estão sendo acompanhados, ou tenham atualizado a informação da escola no Cadastro Único. A informação de escola atualizada no Cadastro deve ser informada ao coordenador municipal da educação, pois ela deve ser registrada no Sistema Presença/MEC.

Conforme previsto na Instrução Operacional nº 78/2016, que estabelece os calendários do exercício de 2016 para o acompanhamento das condicionalidades de saúde e de educação, a aplicação de efeitos e os recursos administrativos por descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), de 29/02 a 17/03, o Sistema Presença/MEC estará disponível para a atualização dos dados da escola.



Atenciosamente,

Equipe da Coordenação-geral de Acompanhamento das Condicionalidades - CGAC
Departamento de Condicionalidades - DECON
Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS"

Pré-Congressos e Congresso Nacional de Psicologia

Atenção Psicólogos/as,
 
O Conselho Regional de Psicologia (CRP18-MT) realizará nos dias 7 e 8 de maio de 2016 o II Congresso Regional da Psicologia de Mato Grosso (Corep-MT), com o tema “Psicologia no cotidiano, por uma sociedade mais democrática e igualitária”
 
Antes, porém, serão realizados pré-congressos em várias cidades, com início previsto para 04 de março, em Juína, e término no dia 30 de abril, em Cuiabá.
 
Para acessar o site do CRP 18-MT CLIQUE AQUI.
 
Assista ao vídeo para maiores informações:
 
video
 

Atenciosamente,

Equipe Estadual de Educação Permanente do SUAS
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social
 

terça-feira, 1 de março de 2016

Reunião Ampliada da Coordenação Executiva do FETSUAS/MT

Prezados/as Trabalhadores/as do SUAS,

No dia 04 de março (sexta-feira) de 2016, às 15h, será realizada reunião ampliada da coordenação executiva do FETSUAS/MT, conforme Ofício Circular N. 002-FETSUAS-MT/2016.
 
A reunião ocorrerá na sede do Conselho Regional de Serviço Social. Endereço: Av. Batista das Neves, 22 - Centro - Próximo ao INSS da Av. Getúlio Vargas.


COMPOSIÇÃO DO FETSUAS/MT
RepresentanteMunicípioEntidade
Andréia Maria da Cruz Oliveira AmorimCuiabáTitular CRESS
Bendix Benedita Ferreira da Silva MaiaCuiabáSuplente CRESS
Natália Von HeimburgCuiabáTitular CRP
Vanessa Rosa Nogueira da SilvaAlta Boa VistaSuplente CRP
Janes Aparecida F. MoreiraCuiabáTitular CREFITO
Pamela Gonçalves AlvesCuiabáSuplente CREFITO
Ricardo Augusto Moreira da SilvaCuiabáTitular CORECON
Rondenelly César Marques de Arruda - n. CORECON 1456 Suplente CORECON
Alessandra Cristina Botelho - n. CRESS 1478CuiabáTitular SINDES
Carlos Wagner Ribeiro - N. CRESS 2719CuiabáSuplente SINDES
  Titular FMTSUAS
  Titular FMTSUAS
Maria Regina Fernandes Pereira CanaranaTitular FMTSUAS
Jennifer Josiane Nesnik Jerônymo Primavera do LesteTitular FMTSUAS
Angélica Modesto Pinto Guedes Campo VerdeTitular FMTSUAS
Michelle Faifer Morelli FerreiraLucas do Rio VerdeTitular FMTSUAS
Ediney Regina Silva CuiabáTitular FMTSUAS
Edineia de Campos QuerênciaSuplente FMTSUAS
Lucineide Espírito Santo M. Rodrigues CuiabáSuplente FMTSUAS
Junior César Gomes Guimarães JuscimeiraSuplente FMTSUAS
Odailton Resende SanteiroCanaranaSuplente FMTSUAS
Angélica Modesto Pinto Guedes Campo VerdeSuplente FMTSUAS
Denise Maria de Oliveira Carvalho CáceresSuplente FMTSUAS
Paula de Ávila Assunção RondonópolisSuplente FMTSUAS
Fátima Suely Peralta Bezerra - N. CRESS Titular SETAS
Dayane Flora Santos Soares - Nível Médio Suplente SETAS
Leicy Lucas de Miranda Vitório n. CRESS  Titular SETAS
Sue Ellen Ferreira Modesto Rey de Figueiredo - n. CRP Suplente SETAS
  Titular Outras Categ.
  Suplente Outras. Cat.
  Titular Nível Fund.
  Suplente N. Fund.
  Titular FORTSUAS 
  Suplente FORTSUAS


Atenciosamente,

Equipe Estadual de Educação Permanente do SUAS
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social