segunda-feira, 26 de outubro de 2015

CONFERÊNCIA DE ASSITÊNCIA SOCIAL ALTERA ENDEREÇO

O local de realização da XI Conferência Estadual de Assistência Social mudou para o "CENTRO DE EVENTOS DO PANTANAL".
Compartilhe esta informação.


Para consultar programação: Clique Aqui


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Formulário para Identificação de Demandas de Capacitação – Plano Estadual de Educação Permanente do SUAS de Mato Grosso

Prezados/as gestores/as, trabalhadores/as e conselheiros/as do SUAS,

      Apresentamos o presente Formulário para Identificação de Demandas de Capacitação que deve ser respondido de maneira individual e sigilosa, o formulário é composto por campos de preenchimento fechados (de marcação) e abertos (livre escrita).
      O Formulário tem por objetivo coletar informações que subsidiem o estudo e diagnóstico de demanda de capacitação dos operadores da política de assistência social no estado de Mato Grosso, considerando suas necessidades, conhecimentos, atividades desempenhadas, bem como os temas de interesse de seus partícipes.
      Por ser uma proposta democrática e participativa, conta com a contribuição de todos/as para as ações de Educação Permanente mais próxima à necessidade e anseios dos operadores da política de assistência social no apoio a construção do Plano Estadual de Educação Permanente e na implementação qualificada da Política de Assistência Social no estado de Mato Grosso.
      O preenchimento leva em média 20 minutos e a participação de todos/as é de fundamental importância. Ressaltamos que não será possível salvar o preenchimento para terminar em outra ocasião, portanto, assim que iniciar este deve ser finalizado e enviado. 

Para preenchimento do referido Formulário faz-se necessário acessar o linkhttp://goo.gl/forms/GEHtiGjQTg


 Atenciosamente,


Equipe de Educação Permanente - SETAS/SAAS
(65) 3613-5721/5723

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Avaliação do Pacto de Aprimoramento do SUAS 2014-2015

Senhor@s,

Durante a reunião ordinária do FONSEAS em 14 de outubro a SNAS/MDS avaliou o pacto de aprimoramento do SUAS nos estados, para o biênio 2014-2015. 

Confira os resultados nos "slides" apresentados pela secretária nacional de Assistência Social, Ieda Cruz.

 
Marilê Cordeiro Ferreira
SAAS/SETAS-MT

terça-feira, 20 de outubro de 2015

MT - Receita Pública Estadual 2015

Senhor@s,

Apresentamos a atualização da Receita Pública Estadual Arrecadada em 2015, comparada a série iniciada em 2011, evolução anual do volume financeiro atualizado a preços agosto de 2015 (IPCA), componente do cenário fiscal do Plano Estadual de Assistência Social 2016-2019 em elaboração.

A retração nos volumes de ICMS são compatíveis a perda de massa salarial real (-5,8% na relação 2015/2014), e mesmo considerando a atipicidade nas transferências em 2014, a perda de volume financeiro muito influenciou na significativa queda na Receita Total em 2015 (-13,3%), comparado o mesmo período em 2014.


Luciano Joia
NGER/SETAS-MT

Megatendências Mundiais 2030 (IPEA)

Boa tarde,

Divulgamos a publicação 'Megatendências Mundiais 2030: o que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo?” do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.


“Mesmo não sabendo o que será do futuro, por que o estudamos?”
Com essa provocação, a coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica do Ipea lançou a obra Megatendências Mundiais 2030


O que as entidades e personalidades internacionais pensam sobre o futuro do mundo? Este foi o tema do livroMegatendências Mundiais 2030, apresentado pelo Ipea nesta quarta-feira, 14/10, em Brasília. “Mesmo não sabendo o que será do futuro, por que o estudamos? Para fazermos as melhores escolhas e formularmos estratégias vencedoras”, destacou na apresentação do livro a organizadora da obra, Elaine Coutinho Marcial. Além dela, que também é coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica, Informação e Documentação do Ipea, participaram da mesa de abertura Alexandre Cunha, diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, e Márcio Gimene, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira do Planejamento e Orçamento (Assecor).

O livro foi pautado a partir de 17 estudos desenvolvidos por diversas instituições e organizações. Foram selecionados 788 temas que sinalizam as possibilidades de futuro – chamadas de sementes de futuro. A partir de suas correlações temáticas, chegou-se a 201 sementes. A análise dessas sementes geraram as megatendências analisadas na publicação e que estão agrupadas em cinco dimensões: população e sociedade, geopolítica, ciência e tecnologia, economia, e meio ambiente.

Para Márcio Gimene, mesmo na atual conjuntura, é necessário fazer uma discussão de longo prazo sem prejuízo para a resolução das urgências cotidianas. “Instrumentos de planejamento e gestão são fundamentais nesse contexto”, destacou. A publicação discute três incertezas críticas principais, que versam sobre o ensino fundamental com qualidade, a tecnologia para armazenar energia renovável, e a situação do sistema de saúde e seguridade social frente ao envelhecimento populacional. “O futuro representa sempre risco, mas a chave está em administrar essa incerteza”, pontuou Elaine Coutinho.

Os autores da obra são Vanessa Meireles Barreto Chervenski, Giovanni Hideki Chinaglia Okado, Antonio C. Wosgrau e Bruno Eustáquio F. C. de Carvalho.

Prospecção de Cenários

“A obra é o primeiro produto de uma área que está em consolidação no Ipea e objetiva a estruturação de núcleos de construção de cenários”, explicou Alexandre Cunha. O diretor informou ainda que o livro está inserido no projeto Brasil 2100, feito em parceria com a Assecor e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos - CGEE, e também se alia com o projeto Ipea mais 50, em que se irá projetar o Ipea para os próximos 50 anos. O projeto Brasil 2100 será uma plataforma que viabilizará um espaço de diálogo permanente entre a sociedade civil, estado e meio acadêmico para a construção de cenários.

A prospecção de cenários possibilita refletir sobre o futuro e saber como atuar e se preparar para tomar as melhores decisões. O livro Megatendências Mundiais 2030organiza o debate em torno da prospecção. “É um livro inédito e é inimaginável como o governo brasileiro ainda não tenha uma organização capaz de planejar cenários prospectivos”, pontuou Antônio Lassance, diretor-adjunto da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest).

Desta forma, o planejamento desses cenários permite construir o futuro de acordo com o almejado pela sociedade. “No momento de crise, não podemos deixar o imediatismo ser obstáculo para planejar o futuro”, alertou Alessandro Candeas, coordenador-geral de pesquisa do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI).



Luciano Joia
NGER/SETAS-MT

1ª Reunião do Fórum Estadual dos/as Trabalhadores/as do SUAS - Mato Grosso

Boa tarde,
 
Segue abaixo a convocação para primeira reunião do FETSUAS/MT. Lembrando que foi enviado para todos/as a Carta de Princípios e o Plano de Lutas, para prévia leitura dos mesmos. Àqueles/as que não virão para conferência, por favor envie suas contribuições por e-mail até o dia 25 de outubro para que possamos incluir nas discussões da reunião.
 
A presente convocação é extensiva a trabalhadores do SUAS que possuam interesse em participar das discussões.
 
 
 
 
 
Atenciosamente,
 
Andréia Amorim (Assistente Social)
Membro do Fórum de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS de Mato Grosso

Indicação de Leitura!

Boa tarde,

Segue texto "Trabalhar na Assistência Social em Defesa dos Direitos da Seguridade Social do Conjunto CFESS-CRESS para leitura!!

 
https://drive.google.com/file/d/0BzEw4f3eetFLRWhwb1lGbnJOV3M/view?usp=sharing
 
 
Equipe Estadual de Educação Permanente
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso
 

MT - Empego Celetista CadÚnico e População Rural 2015

Senhor@s

Por guardar um comportamento muito próximo entre os grupos populacionais em situação de domicílio rural e urbana, taxa de urbanização de 81,8%, e população rural no Cad de 18%; média geral de 41% de inscritos e similar arranjo etário, apresentamos algumas condições que refletem a demanda atual e impacto futuro nos serviços socioassistenciais.


Chama a atenção a população rural com 40 anos e mais de idade em potencial vulnerabilidade econômica; e o decréscimo dos inscritos no Cad com rendimento médio mensal por pessoa de até R$ 77, independente da oferta de trabalho celetista, que pelo volume, gera uma forte correlação negativa entre esses agregados.


 
Luciano Joia
NGER/SETAS-MT

CIT - 143ª Reunião Ordinária - Outubro 2015

Boa tarde,
 
Socializamos material de apoio da 143ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite – CIT, realizada no dia 15 de outubro de 2015, em Brasília-DF.
 




 
Atenciosamente,
 
Marilê Cordeiro Ferreira
 
Secretária Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso
 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

XI Conferência Estadual de Assistência Social

Bom dia!!
 
Divulgamos e informamos que o Conselho Estadual de Assistência Social realizará a XI Conferência Estadual de Assistência Social, com o tema: “CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026”.
A solenidade de abertura será realizada no dia 26 de outubro de 2015, às 18h30min no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá-MT.
A presença deverá ser confirmada até o dia 23/10/2015 via e-mail conferencias2015mt@gmail.com ou pelo fone (65) 3613 4702/ 3613 4703.
Clique para acessar e preencher o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE CONVIDADOS para a XI Conferência Estadual.
Acessem também a PROGRAMAÇÃO e o OFÍCIO/CONVITE.
Informamos ainda que o CEAS-MT está utilizando o aplicativo CEAS MT Google+ enquanto meio de comunicação e divulgação de informações.
 
Atenciosamente,
 
Equipe Estadual de Educação Permanente
Secretaria Adjunta de Assistência Social
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social de Mato Grosso

Mesa Redonda: Assistentes Sociais atuando na complexa interface com o Sistema de Justiça



sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MT - Produção (2014) e Abate (2015) de Animais

Senhor@s,

Socializamos informações da Produção Pecuária em Mato Grosso para o ano 2014, com a evolução dos principais rebanhos, base 2008; chamando a atenção de que o sincronismo da curva de abate entre bovinos e suínos em 2015 mais demostra complementaridade do que competição entre os produtos.


Luciano Joia
NGER/SETAS-MT

terça-feira, 6 de outubro de 2015

PRAZO PARA O PREENCHIMENTO DO CENSO SUAS 2015

Atenção,
 
Divulgamos o novo Calendário para preenchimento do Censo SUAS 2015:
 

 
 
Att,

Secretaria Adjunta de Assistência Social
SETAS-MT
 

NOTA TÉCNICA - PERFIL DO COORDENADOR DO CRAS

Boa tarde,
 

Segue Nota Técnica - Perfil do Coordenador do Cras construída pelas analistas da Proteção Social Básica, da Superintendência do Sistema Único de Assistência Social/SAAS/SETAS, em atenção às dúvidas manifestadas por diversos municípios bem como no intuito de esclarecer a diretriz nacional no que concerne ao perfil do coordenador dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.



Andréa Trevizan Segóvia da Silva
Analista de Desenvolvimento Econômico e Social - Psicóloga
Gerência de Proteção Social Básica - GPSB
Superintendência do Sistema Único de Assistência Social - SSUAS
Secretaria Adjunta da Assistência Social - SAAS
Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS/MT
Tel: (65) 3613-5718 / 5731

RETOMANDO O PREENCHIMENTO DO CADASTRO DOS/AS TRABALHADORES/AS DO SUAS - MATO GROSSO

Atenção,
Reforçamos que a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social - SETAS/MT, juntamente com a Secretaria Adjunta de Assistência Social - SAAS, através da Educação Permanente, elaborou um Formulário para Cadastro de todos/as os/as trabalhadores/as do SUAS (nível fundamental, médio e superior) para auxiliar no contato direto, referente principalmente, a eventos que serão realizados por este setor, bem como para levantamento de informações específicas não contempladas no CadSUAS.

No intuito de alimentar nosso banco de dados, referente aos trabalhadores do SUAS no estado de Mato Grosso e para contribuir na elaboração do plano estadual de capacitação, solicitamos a compreensão e apoio dos/as Gestores/as Municipais de Assistência Social e de todos/as os/as trabalhadores/as, tanto os/as que atuam na sede do órgão gestor de Assistência Social, quanto os/as e que atuam nas unidades públicas que ofertam serviços socioassistenciais, para preenchimento do formulário.

Link para preenchimento de cadastro de todos/as os/as trabalhadores/as do SUAS CLIQUE AQUI.


Att,

Educação Permanente - SAAS
SETAS-MT

COMPOSICAO DA FORCA DE TABALHO ABRIL-JUNHO 2015 EM MATO GROSSO

Senhor@s,

Apresentamos o estado ecomposição da força de trabalho nas pessoas com 14 anos e mais de idade para o segundo trimestre de 2015, extraídos de IBGE, PNAD Contínua 2015.

Chama a atença a abrupta mudança de trajetória no aumento dos níveis de desocupação no período, e que 42% das pessoas no ciclo etário não estão disponíveis para o trabalho, e desses, 41% por inaptidão na semana de referência.


Luciano Joia
NGER/SETAS-MT

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PEAS 2015 - SERVIÇOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS PELA REDE PRIVADA

Senhor@s.

Em MT, 68% das entidades de prestação de serviços de Assistência Social privadas sem fins lucrativos ofertam Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV, como a mais expressiva nas atuações dessas instituições.

Outrora muito especializadas na oferta de serviços de acolhimento, hoje concentram seus esforços na proteção básica, em especial os SCFV. 

Em MT, nos coletivos de 7 a 14 anos de idade e nos grupos de pessoas em idade apropriada para o trabalho, e atendem primordialmente por demanda espontânea.

Quando demandada por encaminhamentos, o CRAS é o maior responsável pelo encaminhamento do usuário.


Confira as estatísticas básicas para MT.


Luciano Jóia
NGER/SETAS-MT

IBGE PUBLICA AS ESTATÍSTICAS DAS UNIDADES PRIVADAS DE ASSITÊNCIA SOCIAL SEM FINS LUCRATIVOS

Senhor@s,

Publicada em 30 de setembro pelo IBGE as estatísticas das unidades privadas de Assistência Social sem fins lucrativos.

Em Mato Grosso, elas atuam fortemente na oferta de serviços de proteção básica, e quando comparadas entre anos, percebe-se uma redução muito acentuada na oferta de serviços de alta complexidade, historicamente típicos.



Luciano Joia
NGER/SETAS-MT